“O maior dos reis da Europa desejava ter o maior matemático da Europa”

Nascido em Turin em 1736; foi sem dúvida um dos maiores matemáticos do século XVIII.

A frase título deste post foi dita pelo Rei Frederico, o Grande, convidando Lagrange para ocupar o lugar de Euler em Berlim.

Lagrange, foi o grande responsável por uma grande tradição matemática na Escola Politécnica de Paris.

Com a morte de Lavoisier, na guilhotina, pelo regime de terror que se seguiu a Revolução Francesa; ele revoltado disse: “Bastou a turba um momento apenas para decepar-lhe a cabeça, um século não será suficiente para que suja outra igual.”

Com a idade, Lagrange tinha longos momentos de melancolia e solidão.

Aaos 56 anos de idade, a filha de um amigo , quase quarenta anos mais nova que ele, comoveu-se tanto com a infelicidade dele, que insistiu em casar-se com ele.

“De todos os prêmios que recebi, aquele que tenho de mais valioso é minha meiga e dedicada esposa.”

A obra monumental de sua vida, foi sem dúvida, Mécanique Analytique publicada em 1788.

Essa obra contém as equações gerais de movimento de um sistema dinâmico, conhecidas hoje como equações de Lagrange.

Sobre astromath

Olá! Sou bacharel e mestre em Matemática e doutorando em Astronomia, mais especificamente, em Mecânica Celeste. Tenho interesse em ciências de um modo geral e também em Poesia, Filosofia, Cinema e Cultura Popular. Dou aulas particulares de Matemática superior nas Disciplinas: Cálculo, Geometria Analitica e Matemática Aplicada à Economia e Matemática Aplicada à Biologia. Contato: mathclasses.gleidson@gmail.com

Publicado em abril 25, 2010, em Astronomia, Ciência, Matemática e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Galera, deixo aqui o meu recadinho:

    Nos próximos três meses, o Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desafia estudantes, curiosos e aficionados por ciência de todo o país a planejar, construir e operar um equipamento capaz de extrair petróleo das camadas do pré-sal. As inscrições acontecem, de 9 de março a 13 de junho, no endereço http://www.mc.unicamp.br.
    Diversas possibilidades para resolver o desafio. As equipes podem e devem criar o que desejar, desde que observadas as condições especificadas no manual do 4º GD. As edições anteriores mostraram que é possível encontrar todo tipo de equipamento. Do mais simples e criativo, ao mais robusto e engenhoso.

    Abraços
    Camila

  2. No Ano Internacional da Biodiversidade, o Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza no dia 12 de agosto, em Campinas, o fórum “Biodiversidade em perspectiva: patrimônio genético, patentes e pirataria”. Afinal, a quem deve pertencer os royalties das descobertas científicas no Brasil e no resto do mundo?
    O evento é gratuito e acontece no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (CDC) das 9 às 17 horas. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no assunto. As inscrições devem ser realizadas no site http://www.cgu.unicamp.br até o dia 10 de agosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: